timon de mataiotez

domingo, maio 28, 2006

Refúgio no meu mundo

Fotografia: Luís Brites
É engraçado como cada animal vive segundo informações genéticas que herdou, também nós somos assim. É engraçado como no caso dos animais se pode quase afirmar que “nascem ensinados”. A Natureza, e eu reconheço, por vezes se torna dura para eles, obriga-os a desenrascar, a acomodar à nova mudança. Porque será que os animais ao serem “empurrados” de suas casas não protestam? E se o fazem, porque o fazem de modo tão menos cruel que o Homem? Até que ponto a irracionalidade pode diferir da racionalidade? Em que aspectos alguém se baseia para afirmar vivamente que eles são os irracionais e nós, coitados, é que somos os racionais? Quem consegue responder a isto?
Há uma inimaginável sucessão de perguntas mas sem resposta. É que a Natureza proporciona nos momentos sem explicação para os quais também não encontramos explicação. Por vezes há a necessidade de um ser humano, eu por exemplo, despejar o orgulho, o nosso ego. Será que a forma como os animais expelem o seu ego se reflecte nos seus actos menos comuns? Porque será que nós compreendemos nos humanos essas necessidades e nos animais tendemos para os castigar? Afinal não temos uma característica comum, ou tudo o que se passa à nossa volta tem de se passar de uma forma e nunca de outra? Então, meus caros, não há excepções…

Cláudia Silva
posted by Cláudia at 23:29

6 Comments:

Olá. Os animais dão-nos grandes lições, q só quem respeita a natureza consegue apreeender. Bjs

12:21 da manhã  

Querida Cláudia,
dado o que presenciamos a cada dia no mundo, diria que a classificação de "racional" e "irracional" é uma mera formalidade... pois para mim, os animais são muito mais autênticos, mais racionais muitas vezes do que os próprios seres humanos... Mas, como muito bem diz a Bia, "só quem respeita a natureza consegue aprender". E, infelizmente, ainda há muito que aprender sobre os nossos amigos...

Um beijinho,
Kita

12:30 da tarde  

Somos todos seres, parte de um todo. Os seres que se julgam racionais é que tendem a fazer divisões, classes, etiquetas e depois colam-se a uma delas e as outras que sobram são para serem olhadas (aos seus olhos) como diferentes, como que o que sobrasse da sua colagem, fosse uma parte "fraca".
Afinal quem é irracional?

Bom texto, Cláudia e parabéns pela abordagem.

1:16 da tarde  

Querida Cláudia

A natureza é perfeita. Logo o "mundo animal" é perfeito. Mas nós como animais racionais - logo pensamos que temos que alterar de uma forma ou de outra, o que é perfeito - A Natureza.

Beijinhos

7:06 da tarde  

Ola Claudia, agradeço a tua visita. Na realidade tinha o teu blog qd estava na cor do mar da Sapo, e visitei-te muitas vezes. É fantastico como animais alem das qualidades que têm, só eles conseguem unir tão bem os humanos.Desejo-te um bom f de semana e deixo-te um grd beijinho*

6:56 da tarde  

Passa um excelente Domingo!

Continua a sorrir...

12:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home