timon de mataiotez
terça-feira, agosto 01, 2006
As touradas
Chega esta altura do ano para não se parar de falar noutra coisa. Ainda no passado domingo se realizou mais uma. Como será possível se considerar a tauromaquia algo cultural? É possível se aprender com a tortura dos animais?
Andar a correr pelas arenas um animal que mesmo antes de lá estar já passou por outras torturas tal como o facto de ficarem horas a fio totalmente às escuras para depois ser a delícia dos espectadores, aquele olhar confuso para o que o rodeia, reprovando tudo com os seus olhinhos. Quem, depois disto, se diz amigo dos animais? Certamente não serão aqueles que se ligam ao canal só para verem a tourada porque não há mais nada para fazer. Já várias campanhas têm sido realizadas mas há sempre falta de adesão das pessoas. Quando deixar de haver touros, qual será o próximo ser sacrificado?
Cláudia
5 Comments:
Olá menina Cláudia!
Adorei este teu texto... Por acaso no Domingo quando liguei a televisão estava a dar a tourada mas eu mudei logo de canal porque é uma coisa que detesto ver... Sacrificam animais por uma coisa que eu acho muito estúpida... Afinal de contas qual é a piada de ver um touro numa arena a ser torturado apenas por prazer? Acho vergonhoso como com tanta evolução continue a haver touradas como forma de passatempo...
Adorei a tua última frase. É uma frase muito original e que tem muita força!
Beijinhos! ;)
ACABEM COM AS TOURADAS!
estou contigo! ainda bem que tocas neste assunto porque nunca é demais!
eles, os que gostam das touradas, dizem que é uma paixão, uma tradição que lhes corre no sangue e na alma!
até pode ser, mas acima de tudo é apenas o EGOISMO HUMANO a falar mais alto!
no domingo foi a TVI q transmitiu, mas isto não me surpreende vindo da que na minha opnião é a pior tv nacional. O que é de lamentar é a televisão pública apoiar este tipo de iniciativas! aliás ainda se orgulham de organizar uma delas!
bj
Cláudia:
Para mim as "Touradas" sempre foram toda a minha vida uma coisa abominável! Um beijo.
As touradas são de facto uma tradição. Mas isso por si só não deve justicar que se pratiquem. As tradições normalmente têm origem em tempos antigos, em que as sociedades, mentalidades e modos de vida eram bastante diferentes dos actuais. Com o tempo, o Homem e as suas comunidades tendem a aperfeiçoar e desenvolver a sua forma de viver e pensar. Chama-se a isso evolução.As tradições, por muito bonitas que sejam, só fazem sentido quando são compatíveis com as formas de pensar e os conceitos vigentes. Como hoje em dia, o respeito pelo sofrimento dos animais começa a fazer parte da forma de pensar de muita gente, as Touradas deveriam ser colocadas em causa, ou repensadas, colocando na arena, por exemplo, o Toureiro nu em frente ao Touro (sempre era mais masculino do que com aqueles fatos). E cada um que se desenrascasse. Isso sim, era espectáculo!
Ola boa noite meu nome é Ricardo G.K. , sou brasileiro e sinto-me muito triste em saber que existem pessoas que não dão valor ao folclóre e a raça de si mesmos . Touradas são tradicionais de certos países e temos que respeita-los como eles nos respeitam às nossas tradições. Hoje em dia a raça humana só pensa em si mesmo e não nos valores e nos conceitos de si mesmos, temos que nos reegirmos contra essa pessoas que querem destriu tradições , ao invés de irem atras disso ou aquilo porque não se unirem contra fome , o desemprego e a ira da raça humana em guerras e má detribuição de nossas rendas de nossos países.
Enviar um comentário
<< Home